top of page

A Amazônia Negra de Marcela Bonfim


Marcela Bonfim é uma jovem fotógrafa nascida em Jaú, interior de São Paulo. Em 2010 ela foi morar em Porto Velho, Rondônia, quando começou a se dedicar à fotografia. E deu um tempo na carreira de economista, formada pela PUC–SP. Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ela diz em seu site que: “…foi na nova cidade que o instinto imagético ganhou forma”.

A fotógrafa busca seu amadurecimento visual na construção de um estilo próprio. Ela conta em seus ensaios, séries e reportagens fotográficas, histórias de uma Amazônia pouco aparente, a sua “Amazônia Negra”.

Seja em uma comunidade quilombola, seja em um espetáculo de dança, ou em um ensaio intimista de nu, Marcela Bonfim faz uso de sua sensibilidade sem esquecer sua própria história, na qual a alteridade está presente o tempo todo dialogando com os seus personagens e ao mesmo tempo deixando exposta uma identificação com a temática e a questão de que todo o retrato é na verdade um autorretrato.

Assim, ela convida a quem observa suas imagens a entrar e compartilhar desta incansável busca do eu. Seguindo além de seus instintos, à tradição dos retratistas, mas muito bem alicerçada por seu background nas ciências sociais, nos direitos humanos e em questão voltadas ao trabalho doméstico até os projetos com arte e cultura, assim como no teatro, além de sua experiência com inclusão social e reabilitação de apenados do sistema prisional, passando pela vida de acadêmica.

Hoje ela se divide entre os trabalhos autorais e as colaborações com algumas instituições e órgãos como o ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade).

A coluna Olha Já! bateu um papo com Marcela Bonfim.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page